quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Espondilite Anquilosante e exercícios físicos... e agora? Desafio Pilates

Boa noite,

Como é bom estar de volta!!!


Bora ao tema do post: EXERCÍCIOS FÍSICOS!! Dá um gelo na coluna, não é?



Pois bem, só para salientar, não faço isso aí da imagem porque não tenho um top claro, só para esclarecer! kkkkkk

Brincadeiras à parte, em cada consulta ao meu Reumatologista - e olha que são muitas ao ano - ele repete, como louco, que tenho que fazer exercícios físicos... blá, blá, blá! Tadinho dele, é o mesmo que dizer que preciso emagrecer! Entra por um ouvido e sai pelo outro, nem considero essa hipótese!

Mas ele tem toda razão! Odeio exercício físico, faço meia hora de caminhada e já quero desistir de viver!! Academia então, nem para pagar meus pecados mais pecaminosos!!

E tenho toda razão também: uma hora de exercícios, para mim, equivalem a dois dias de dor, de tornozelos inchados, de costas ardendo, de ciático atacado... uma verdadeira tortura.

Porém, à medida que insisto em praticá-los, mesmo com dor, esses incômodos vão sumindo, o inchaço desaparece, as dores vão amenizando e o ciático, já na terceira sessão de exercícios, me esquece. Como num passe de mágica!
Basta desanimar por uns dias e pronto! Não volto mais...

Que feio, não é??? Se faz bem, porque não começar já??? 

Bora malhar... 

Mas precisamos ter alguns cuidados.

Primeiro temos que escolher um profissional que seja habilitado a nos auxiliar, já que muitos de nós têm limitações em seus movimentos e capacidade física. Tanto o Fisioterapeuta quanto o Educador Físico precisam ter conhecimento do significado desta patologia, sintomatologia e principalmente quais os tipos de exercícios serão os mais indicados. 

Segundo escolher um local que nos fará sentir acolhidos, afinal existem academias com pessoas tão malhadas que nos sentimos inibidos de chegar perto, podem até dizer que não, mas não conheço ambiente mais hostil para uma gordinha ou alguém fora de forma que uma academia badalada!

Escolhidos profissional e local, é só se libertar... lembrar que cada pedacinho do nosso corpo tem uma fibra possível de dor, de atrofia, e que precisa se esticar, se alongar, e se tonificar para se manter sadia.

Pronto, agora que já sabemos a receita, boar colocar em prática????

Semana que vem começo pelo Pilates, vou contando a vocês a minha experiência!


Ahhhh e me contem nos comentários a experiência de vocês... não faz nenhum exercício? Bora começar Pilates comigo? Vamos ver quem fica mais tempo????

Lançado o Desafio Pilates... Até quarta-feira, depois da primeira sessão!!! 

EA e eu... Eu e a EA!!

Boa noite amigos, 


Já disse em outras publicações que o blog é uma Terapia???

De fato, falar sobre a doença ajudou-me no início, nas fases de negação - aquela que a gente afirma "não pode ser, não tenho isso aí de nome complicado", e da aceitação - quando dizemos "Seja feita a vontade de Deus".

Com esse pensamento, ao descobrir a doença, me vi nas madrugadas pesquisando e escrevendo como se estivesse com um grupo de amigos que sabia exatamente o que eu estava sentindo, e nesses momentos, passava a me sentir acolhida.

Pois é isso que o blog traz à minha vida: sentimentos de acolhimento, confiança, alegria!

Durante esse ano estive correndo atrás do prejuízo e voltei a cursar minha faculdade de Direito.

E, em todas as aulas, meus amigos do blog vêm ao meu pensamento, tanto os que sofrem com a nossa amiga EA e como os que buscam saber o que é isso... e posso afirmar com toda certeza: como o Direito está presente em nossas vidas!!

Nas aulas de Direito do Trabalho, Direito Civil, e no Previdenciário então, a todo momento usando nosso exemplo em aulas, das nossas dificuldades em conseguir uma aposentadoria, ou até um reconhecimento que fosse por parte dos peritos do INSS!!

Tentei ficar longe do blog, para deixar de viver em função da EA. Mas, não tem jeito e sou prova disso: não tem como ignorá-la. Ela sempre se faz presente, se faz lembrar.

Ouvi muitas vezes das pessoas próximas para deixar de focar na doença, que isso estava me deixando chata "só fala disso", mas como esquecer algo que acorda com você? Que está em todos os seus movimentos? Se senta, se levanta, se acorda, se tenta dormir, não tem como esquecer essa sensação de insegurança, a dor nova que aparece do nada, ou de um movimento impensado, a dor nossa de cada dia!

Por isso, estou aqui de novo, ficar longe do blog não resolveu muita coisa não... Bora tentar fazer diferente, bora ficar perto do blog de novo!!

Próximo post, daqui a pouco, a dificuldade em fazer exercícios que temos, e que é uma recomendação em quase todas as consultas médicas!

Até daqui a pouco, e que jamais nos percamos novamente!

Estou de volta kkkkkkk


    


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Ano Novo... medo velho!!

Boa tarde,

Ano novo, vida nova, esperanças que se renovam... quem dera!

Doença ativa novamente, dores já na segunda semana de janeiro, mas como sou teimosa, sigo em frente!

Tantas pessoas me procuram para contar sobre as dores que sentem, as maneiras que encontraram para escapar da depressão, como estão superando essa fase terrível de suas vidas. Mas a esmagadora maioria sempre vem em busca de ajuda, de alguém que possa orientá-las, de alguém que as escute e as entenda, pois conhece suas dores. 

Talvez a maior dor que a EA cause seja na alma... já escrevi sobre isso em algum post passado (não me lembro qual), mas a cada dia que vivencio minhas dores, que conheço um novo espondiloamigo (como nos chamamos) tenho mais certeza que a tristeza de carregar sozinho as mazelas da doença é o que mais fere o paciente de EA.

Li essa semana algo sobre a solidão, sobre um estudo norte-americano que enfatiza que viver sozinho e isolado socialmente pode ser tão perigoso para a saúde quanto ser obeso ou viciado em drogas. Um outro artigo divulga um estudo recente da Brigham Young University (Estados Unidos) que reforça a tese de Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), de que o homem é um ser social e precisa dos outros, e jamais deveria ser só.

Por amor, por solidariedade, por fé, ninguém deveria ser só!
Essa solidão a que me refiro é aquela de saber-se só, sentir-se só. Não viver sozinho, ou trabalhar sozinho, mas sentir-se sozinho em meio à multidão. Ser só no sentido de não encontrar alguém com quem possa dividir seus sentimentos, ou pensamentos, ou um bom dia caloroso, apenas um olhar compreensivo que seja!



Essa bendita (porque prometi que não vou dar forças a ela criando vínculo de ódio, mas com muita vontade de dizer maldita) doença isola as pessoas, lança desconfiança sobre seus corações, incertezas, dúvidas e principalmente MEDO. Medo do futuro, medo de novas crises, medo de ter medo...

Estou com medo: de recaídas, do olhar das pessoas quando tenho crises, medo dos efeitos colaterais do biológico, medo do médico que não sabe o que faz com meu tratamento, de cair na rua de novo e machucar a coluna, do perito do INSS que esta semana acabou com minha dignidade, do futuro desse país, da reforma da previdência, dos preços dos remédios, de que o Lula vença as eleições (esse me dá até arrepios)... 

“Estar só é a condição original de todo ser humano. Cada um de nós é só no mundo.” De acordo com o filósofo existencialista alemão Martin Heidegger (1889-1976) na obra Ser e Tempo, a solidão é natural, é parte da existência humana. Pode ser que ele tenha razão, mas a solidão é cruel. O medo é cruel. 

Viver só e com medo faz parte de ter EA... Só, porque poucos serão os que te entenderão e com medo, de tudo que possa trazer o sofrimento da doença de volta!

Somos guerreiros de uma guerra particular contra o genezinho maluco no nosso sistema imunológico, contra nossas neuras e manias e principalmente contra nossos pesadelos pessoais.  

Que em 2018 tenhamos mais amigos e mais coragem, que este ano seja repleto de entendimento, compreensão e analgésicos para que a solidão e o medo das dores da alma não nos vençam...



quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Um dia de Fúria! :(

Boa tarde,

Gente hoje estou revoltada no meu limite!





Não adianta "apenas" (ironia tá) você sentir dores horríveis pelo corpo, não adianta você ter cirurgias e limitações absurdas para sua idade, se entupir de remédios ou viver como uma bomba relógio prestes a explodir por falta de imunidade... você ainda tem que ser maltratado pelo Poder Público!

Poder aliás que de público só tem nome, pois o povo, ou melhor, público brasileiro (ouvi uma vez que povo briga por seus direitos e público assiste sentado ao que os governantes fazem) não tem poder sequer sobre a própria vida!

Vivemos numa sociedade que acha legal ser malandro, que funcionários públicos (e eu sou uma, mas que não penso assim, que fique claro!) se gabam de não trabalharem e não poderem ser mandados embora porque são concursados, de governantes que trocam votos por cargos e propinas à luz do dia, sem sequer se preocuparem em esconder, tão certos que estão da impunidade!

É triste você ter que lidar com uma doença maldita, que suga sua energia, cujo tratamento ainda é a base de remédios que te limitam física e mentalmente, que destroem a capacidade de defesa do seu organismo, e ainda ser taxado de vagabundo, ou oportunista pelos seus semelhantes!
Familiares, colegas de trabalho, pessoas na rua, claro que com exceções, olham para você com cara de "não é pra tudo isso" ou "deixa de drama".

Assisti a um filme do Adan Sandler que se chama Trocando os Pés, onde o ditado passado de pai para filho é "Para sabermos o que o outro passa temos que calçar seus sapatos", aliás recomendo que é bem divertido, mas fiquei pensativa sobre essa teoria de calçar o sapato do outro para entendê-lo. Não sabemos os caminhos que o outro trilha sozinho, então porque em nome de Deus, temos que julgá-lo???

Além da segregação social, descaso do Estado Democrático de Direito. 




Dos direitos que em tese teríamos por sermos portadores de uma doença DEGENERATIVA e AUTOIMUNE, apenas consegui até agora a carteirinha de Deficiente para estacionar em vagas de deficientes. Todos os demais chamados "Direitos" estou brigando na Justiça para que um juiz diga que tenho razão!

A cerca de 03 anos atrás fiz a segunda cirurgia na coluna, e o bendito INSS, como de costume, cortou meu auxílio doença sem que eu tivesse condições para o trabalho. Entrei na Justiça. Ganhei. Recorreram. Ganhei. Ainda não recebi um tostão, pois a ordem da juíza está numa fila para que o Fórum expeça uma certidão mandando o Banco me pagar desde 08/05/2017. Meu processo está na fila de um funcionário público para que ele digite uma certidão e só então eu receba, cerca de 03 anos depois, aquele auxílio doença que eu tanto precisei, a exatos 03 MESES!!

Sem contar os enes casos que pacientes me relatam todos os dias, situações que você não sabe nem o que dizer; casos de leis que divergem de estado para estado, de documentos exigidos em órgãos que não tem base legal para se exigir, direitos que são negados sem nenhuma justificativa plausível... enfim, HAJA INJUSTIÇA!!

Um absurdo!

Hoje fui à farmácia de alto custo dar entrada novamente no pedido do biológico - detalhe, me mudei de cidade no mesmo Estado e as farmácias de alto custo "estaduais" não conversam entre si, portanto para retirar meu remédio na cidade onde moro tive que refazer todo o processo de entrada e exames a que me submeti na farmácia da cidade onde vivia - e me deparo com uma cena revoltante a qualquer contribuinte: estavam todos conversando e rindo, batendo papo, em pleno horário de expediente, enquanto cerca de 08 pessoas esperavam e apenas uma atendente estava realmente atendendo. Claro que tirei uma foto, mas achei deselegante jogar na rede. Se quiserem, eu mando inbox...

Nos grupos de espondilíacos que participo outro caso me revoltou: o paciente foi fazer exame de PPD para constatar contato com vírus da Tuberculose, uma vez que as farmácias de alto custo exigem o exame para liberar a medicação biológica e foi tratado como contagioso! Evacuaram a sala, o isolaram, para fazer um teste que não acusa a doença, só o contato alguma vez na vida com o vírus!

Um dos amigos portadores de EA passou 06 vezes por peritos para conseguir a carteira de deficiente, apenas para poder estacionar perto do seu médico, no centro de Belo Horizonte, e adivinhem: todas negadas! 

Enfim, perdão pelo desabafo, mas tem dia que chega a gota d'água e o copo transborda!
Se vocês sentiram essa fúria também, conte aqui nos comentários, ok???
Bora reclamar juntos, que ajuda a aliviar kkkkkkk

Beijo a todos vocês... e calma, muita calma nessa hora!!! 






segunda-feira, 31 de julho de 2017

Você não imagina de onde possa vir sua DOR CRÔNICA!!!


Boa tarde pessoas, muito bom falar com vocês!


Li um artigo em um site português que me deixou bastante intrigada sobre as possíveis origens de DOR CRÔNICA.





Sabemos que uma grande parcela da população mundial sofre com dores crônicas que afetam substancialmente suas vidas.

O tratamento de dores crônicas ainda é um desafio, pesquisas revelam que sete em cada dez médicos não conhecem a origem da dor de seus pacientes. Um estudo APPEAL (Advancing the Provision of Pain Education And Learning), que pesquisou as instituições de ensino de medicina na Europa, revelou que nos cursos de medicina, o estudo da dor representa apenas 12 horas do programa de seis anos, ou 0,2 por cento. Ou seja, não há preparo médico para uma situação de dor crônica sem aparente causa que a desencadeie.

As dores crônicas (especialmente dores lombares) também são uma das principais causas de deficiência, interferindo consideravelmente na qualidade de vida e na produtividade, com profundo impacto na economia e causando prejuízos ao Estado, às empresas e aos pacientes. Em estudos recentes, considerando custos médicos e econômicos (invalidez, perdas salariais e perda da produtividade), o tratamento de dores custa ao sistema de saúde dos EUA até US$ 335 bilhões por ano, um valor demasiado alto.

Mas o maior prejuízo ocorre na vida das pessoas!!




Portadores de dores crônicas, em geral, relatam um impacto sobre a satisfação de viver, episódios de depressão, dificuldade de concentração, falta de ânimo, entre enes outros prejuízos sociais e psicológicos.

Pacientes de dores crônicas não conseguem alcançar completamente o potencial profissional, já que perdem, em média, cinco horas do tempo produtivo por semana devido à dor.





Os efeitos colaterais dos analgésicos, que muitos acreditam ser a única opção de alívio, também devem ser considerados. Testemunhos públicos na American Society of Interventional Pain Physicians afirmam que os norte-americanos consomem 80 por cento dos analgésicos do mundo,   e uma vez que se começa a usá-los, inicia-se uma sequência de reações no corpo que tornam extremamente difícil parar.
Os analgésicos opioides como morfina, codeína, oxicodona, hidrocodona e fentanil estão entre as classes de drogas mais comumente utilizadas em excesso. Além de causarem dependência, essas drogas podem causar respiração lenta e levar à morte, se ingeridas em excesso, e os riscos serão maiores se for acrescentado álcool à equação.

Talvez o mais frustrante de tudo isso seja o fato de que mais da metade das pessoas pesquisadas pela American Pain Foundation afirmam que tiveram pouco ou nenhum controle sobre a dor. Muitas vezes isso ocorre porque nem mesmo conhecem as causas, muito menos como tratá-las com eficácia.


 Enquanto isso estamos nós, meros mortais, expostos a dor alucinante e sem saber ao certo qual tratamento seguir...



Seis Causas Comuns de Dor Que Podem Surpreender 

 

 

A dor serve de sinal de alerta no nosso cérebro: se há dor, alguma coisa está errada, sendo assim que bom que a sentimos.

A lepra é uma doença que inibe a dor, e os pacientes de lepra normalmente morrem prematuramente por não sentirem a dor de infecções sérias que contraem, devido à perda da sensibilidade à exposição a ambientes nocivos e objetos quentes ou cortantes. 

Abaixo um alista de dores sem causas óbvias, que pode ser o resultado de um problema que não se considera, de um estilo de vida ou de um trauma emocional que você jamais imaginou como possível causa de dores:

  • Trauma emocional

Várias pessoas já ouviram que uma dor tem origem psicológica ou emocional, geralmente essa é a resposta dada por médicos que não conseguem identificar ou não encontram a causa específica da dor. 

Mas a realidade é que ela existe sim!  Uma teoria é de que os traumas emocionais (assim como lesões físicas e toxinas do ambiente) podem estimular as moléculas do sistema nervoso central, denominadas micróglias.


Essas moléculas liberam substâncias inflamatórias quando estressadas, o que resulta em dor crônica e problemas psicológicos como ansiedade e depressão.  

  •  Analgésicos

Ironicamente, as mesmas drogas que a maioria dos médicos prescreve para o tratamento da dor acabam causando o agravamento delas. 

A teoria é que, após um tempo tomando os comprimidos, algo começa a se modificar no corpo, e este já não apresenta os mesmos efeitos.

A eficácia é reduzida em aproximadamente 30% de alívio, em comparação com quando começaram. Ainda mais preocupante, alguns desses pacientes desenvolve um condição conhecida como hyperalgesia, uma sensibilidade maior à dor, o que o leva a ingerir mais e mais remédios. 


  •  Dormir mal
 
Dormir mal pode afetar praticamente todo o funcionamento do seu corpo em todos os aspectos da sua saúde, já que o ciclo circadiano (ou o ciclo entre o sono e a vigília) é o que comanda o ritmo da atividade biológica. Além disso, seu corpo precisa de sono profundo para permitir o crescimento e o reparo dos tecidos, algo crucial para o alívio das dores.



  • Intestino permeável

    Mudanças na dieta são cruciais para o controle de dores, substâncias presentes nos grãos, por exemplo, podem aumentar a permeabilidade do intestino (ou seja, a síndrome do intestino permeável), permitindo que partículas de alimentos não digeridos, bactérias e outras toxinas "vazem" para a corrente sanguínea.
    O intestino permeável pode levar a sintomas como inchaço, gases e espasmos abdominais, e pode causar ou contribuir para diversos outros sintomas, inclusive inflamações e dores crônicas.
     
  • Deficiência de magnésio    

Dois principais fatores ligados ao estilo de vida que reduzem ainda mais o magnésio são o estresse e os medicamentos sujeitos a receita médica, o que submete os pacientes de dores crônicas a um maior risco de terem essa deficiência. Uma das diversas funções do magnésio é a de bloquear os receptores cerebrais do glutamato, um neurotransmissor que pode fazer com que seus neurônios tornem-se hipersensíveis à dor. Isso é especialmente importante porque estima-se que 80 por cento das pessoas são deficientes em magnésio.

  • Doença de Lyme
 
Alguns dos primeiros sintomas da doença de Lyme podem envolver sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, dores de cabeça, torcicolo, corpo dolorido e fadiga. Entretanto, muitas vezes a condição se prolonga de maneira crônica e, em algumas pessoas, por mais de uma década, provocando dores musculares e nas articulações.  Como a doença de Lyme e suas infecções relacionadas causam tantos sintomas constantes, pode ser facilmente confundida com problemas como esclerose múltipla (EM), artrite, mal de Parkinson, síndrome de fadiga crônica, fibromialgia e outros.
Se você sofre de dores crônicas e não sabe o motivo, vale a pena investigar a doença de Lyme, mesmo que você não acredite que tenha sido picado por um carrapato, seu principal transmissor. Menos da metade dos pacientes da doença de Lyme recordam-se de algum dia terem sido picados por um carrapato.


Quatro Mudanças na Dieta Para Quem Tem dor


  1. Comece a ingerir gordura ômega-3, facilmente encontrado nos peixes, mas a sua maior concentração está na pele dos peixes e, por isso, esta não deve ser retirada. Para garantir a presença do ômega 3 é importante que o alimento não seja confeccionado em altas temperaturas, nem seja frito. Essa gordura age positivamente nas prostaglandinas (ácidos graxos que agem na mediação da inflamação... não me pergunte mais nada porque não sei kkkkk).  
  2. Reduza a ingestão da maioria dos alimentos processados, já que eles contêm açúcar e aditivos, e na sua maioria, grandes quantidades de gorduras ômega-6, que prejudicam o delicado equilíbrio na relação omega-3:6, o que propiciará inflamações, principal fator da maioria das dores.
  3. Elimine ou reduza radicalmente a maioria dos grãos e açúcares (especialmente frutose) da sua dieta. Evitar grãos e açúcares reduzem os níveis de insulina e leptina, que estimulam a produção de prostaglandina inflamatória. 
  4. Aumente sua produção de vitamina D expondo-se regularmente ao sol, o que desencadeia diversos mecanismos diferentes para reduzir sua dor. 



Experimente os Analgésicos Naturais 

 

 

  • Gengibre: Essa erva é anti-inflamatória e oferece alívio para a dor e tem propriedades benéficas para o estômago.
  • Cúrcuma: A cúrcuma é o principal composto terapêutico identificado no tempero de açafrão. Em um estudo entre pacientes de artrose, os que adicionaram 200 mg diárias de cúrcuma a seus tratamentos tiveram redução nas dores e aumento na mobilidade.  
  • Bromelina: Esta enzima que digere proteínas, presente no abacaxi, é um anti-inflamatório natural. Pode ser ingerido na forma de suplemento, mas comer abacaxis frescos também pode ajudar.  
  • Miristoleato de Cetilo: Esse óleo, presente em peixes e na manteiga, funciona como um lubrificante de articulações e como anti-inflamatório.
  • Óleo de prímula, de groselha negra e de borragem: Esses óleos contêm o ácido graxo gama-linolênico, útil no tratamento das dores da artrite.
  • Creme de pimenta caiena: Também conhecido como creme de capsaicina, esse tempero é feito de pimentas secas. Alivia a dor ao reduzir a produção da substância P do corpo, um componente químico das células nervosas que transmite os sinais de dor até o cérebro. 

 O mais importante e que sempre digo aqui no Blog: PROCURE CONHECER SEU CORPO, SEUS LIMITES, AQUILO QUE DESENCADEIA ALGUMA DOR DIFERENTE, OU AINDA, AQUILO QUE FAZ COM QUE CERTAS DORES DESAPAREÇAM.

 

Nenhum médico, ou nenhum medicamento, irão ajudá-lo se você não souber ler e transmitir os sinais que seu corpo te passa através do sinal de alerta chamado DOR...

 

Até a próxima publicação, com bom humor, Fé em Deus e sem dores!! 

 

 









sexta-feira, 23 de junho de 2017

Protocolo de Vitamina D

Boa noite amigos,


Minha doença autoimune me deixa muito intrigada. Sinto que as autoimunes ainda são um mistério porque a ciência não sabe dizer como tudo começa, segundo meu médico pode ter se desencadeado após alguma infecção forte intestinal que tive - mas não é certeza!

O que se sabe é que um dia ensolarado, ou de chuva, sei lá, o meu sistema imunológico – o mesmo que é responsável por me defender dos vírus, das bactérias e de qualquer perigo – acorda e resolve "pirar". As células de defesa ficam tão malucas que atacam o próprio corpo como se este fosse "inimigo".



Como esse tipo de descontrole do sistema imunológico pode atacar qualquer parte do corpo, é muito difícil se ter um diagnóstico claro e rápido, inclusive entre os portadores de EA existem enes sintomas que alguns tem, outros não, e por aí vai...
Em comum somente a DOR - principal sintoma e leal companheira de quem sofre com doenças autoimunes.

Seguindo esse raciocínio entendemos que dói porque inflama, e inflama porque está sendo combatido pelo sistema inumológico!




Mas o que é o tal Protocolo de Vitamina D???

Dr. Cícero Coimbra, médico brasileiro e criador do protocolo de utilização de altas doses de vitamina D para doenças autoimunes, costuma explicar que o colecalciferol (o nome científico da vitamina D) é o percursor do hormônio 1,25(OH)2 colecalciferol. É esta substância que potencializa a ação do sistema imunológico, inclusive contra infecções virais.

Porém, para nós leigos entendermos, a explicação mais fácil é que a Vitamina D quando ministrada em doses altas (claro que com orientação médica) pode fazer uma espécie de "recall" no nosso organismo.

Uma das linhas de pensamento defende que esta característica seria resultante da forma como ela circula pelo corpo, uma vez que depois de ser metabolizada, a vitamina D circula pela corrente sanguínea fazendo uma espécie de 5S no organismo e ajustando as funções de órgão por órgão.


Na revisão de 59 estudos científicos publicada na Revista Brasileira de Reumatologia, por exemplo, os pesquisadores atestaram que a suplementação em altas doses de vitamina D diminuiu os sintomas de artrite fazendo com que eles desaparecessem em 45% dos casos. O mesmo efeito terapêutico foi encontrado para esclerose, lúpus, diabetes e outras doenças autoimunes.

No ensaio científico “Vitamin D and autoimmunity: new etiological and therapeutic considerations” – publicado no Annals of The Rheumatic Deseases – está constatado que as doenças autoimunes respondem pela terceira causa de morte nos Estados Unidos, atrás apenas das doenças cardíacas e do câncer, e que a terapia de suplementação de vitamina D têm apresentado desempenho protetor e controlador destas patologias.

Sabemos que a maioria das doenças autoimunes causa debilitações nos órgãos atacados e que, até a pouco tempo, o tratamento existente era baseado em drogas pesadas capazes de sobrecarregar outros órgãos não afetados pelas doenças autoimunes em si.

Se compararmos os benefícios do Protocolo de Vitamina D e a significativa melhora que tem apresentado aos pacientes submetidos a este tratamento, é claro que devemos considerar sim nos submetermos ao tratamento, uma vez que se mostra bem menos nocivo.

Cabe a cada portador, dentro do seu estágio de avanço ou não da doença, procurar alternativas, tendo sempre a ciência de que o percentual de sucesso do tratamento depende de cada organismo, e que os estudos apresentam 45% de melhora dos casos, ou seja, menos da metade dos pacientes consegue sucesso.



Encontrei no site https://vitaminadporumaoutraterapia.wordpress.com orientações de como funciona o chamado PROTOCOLO COIMBRA. Os médicos são livres para adaptarem o protocolo como julgarem necessário, no entanto seguem as premissas básicas do PROTOCOLO COIMBRA:
1) As altas doses de vitamina D representam 95% do tratamento;
2) O polivitamínico (as cápsulas que fazem parte do protocolo) prevê os componentes necessários para otimizar os efeitos da vitamina D, e ao tratamento com um todo. Este polivitamínico não tem custo elevado, porém pode-se excluir ou acrescentar algum item, de acordo com a análise de seu médico;
3) A receita para a manipulação do colecalciferol, para utilização no protocolo de altas doses de Vitamina D, tem a concentração de 20.000 UI por ml, que corresponde a 1.000 UI por gota, em óleo vegetal (girassol, havendo a possibilidade de usar oliva, se for preferência do paciente). A uniformização da dosagem facilita a importante questão da manipulação da vitamina D para que não ocorram erros, e facilita a linguagem entre médico/paciente. Para este tratamento de altas doses de vitamina D, não se aconselha o uso de cápsulas secas, cujo aproveitamento não é regular, nem o uso de injetáveis;
4) É imprescindível que o paciente seja devidamente orientado e esteja absolutamente ciente dos riscos que corre caso não siga a dieta e hidratação recomendadas – itens inegociáveis. Verificar as Orientações ao Pacientes.
5) Os exames de PTH (Paratormônio) e de calciúria 24 horas, regularmente realizados no decorrer do tratamento, são essenciais para e eficácia e segurança do tratamento.
Para finalizar, o Dr. Cicero Galli Coimbra deixa claro que o protocolo desenvolvido ao longo da última década NÃO INCLUI A RESTRIÇÃO DE GLUTEN NA DIETA. Isso é algo que pode ser recomendado pelo médico, porém NÃO É UMA EXIGÊNCIA DO PROTOCOLO. As únicas restrições à dieta recomendadas pelo Dr. Cicero Galli Coimbra são as contidas nas Orientações aos Pacientes. Solicite ao médico e tenha sempre a mãos estas Orientações aos Pacientes.
De acordo com o Dr. Cícero Galli Coimbra, mesmo entre os médicos que foram expostos ao seu protocolo existem diferenças de abordagem e particularidades. É responsabilidade exclusiva do paciente se informar sobre o tratamento e questionar seu médico quando em dúvida.

Lá vocês encontram também a lista de médicos que estão aptos a aplicar o Protocolo.

Espero ter ajudado, e quero muito saber a opinião de vocês que vão ou já fizeram este Tratamento.

Até a próxima...

Espondilite Anquilosante e exercícios físicos... e agora? Desafio Pilates

Boa noite, Como é bom estar de volta!!! Bora ao tema do post: EXERCÍCIOS FÍSICOS!! Dá um gelo na coluna, não é? Pois...